Olá! sou a ana

HERANÇAS FAMILIARES

Esta sou eu, aos 2 anos, na varanda do apartamento onde vivi com os meus pais e irmãos até completar 12 anos.

Acham que nesta idade já tinha uma certa queda para posar? 😉

Adoro ver e rever os álbuns de fotografias de casa dos meus pais. Com muita pena minha tenho menos fotografias do que gostaria, mas o facto de ter nascido no pós 25 de abril e ser a 3ª filha pode ter contribuído para isso.

Mesmo sendo poucas, todas as fotografias foram religiosamente impressas e estão eternamente envelhecidas. Acho que, de outra forma, seria muito difícil lembrar-me dos momentos de diversão, de amor e de aventura que vivi enquanto crescia. Esta fotografia em particular faz-me lembrar as tardes em que a minha mãe, depois de chegar da escola, se sentava na varanda a tricotar camisolas de lã e eu ficava sentada, protegida pelo chão frio com um cobertor, a brincar com uns tachos metálicos de pegas vermelhas.

É por pequenas lembranças como esta que acredito que documentar o crescimento da sua família é da maior importância…

QUEM É A ANA AMORIM?

Mulher, mãe, filha, irmã…

Nasci em Moçambique em 74, cresci em Viana do Castelo, tive a sorte de estudar no Porto e na universidade de Aveiro, mas sinto-me Lisboeta no coração.

Trabalhei 14 anos como webdesigner e antes dos 40 deixei o meu emprego seguro, confortável e bem remunerado para me render à paixão que me acompanha desde a adolescência…

Fotografar


Dessa época vem a convivência com a fotografia da Anne Geddes, cujas imagens me fascinavam, mas foi já a trabalhar como fotógrafa que ao assistir a um workshop da australiana Kelly Brown o meu coração percebeu… tinha de me especializar nas sessões fotográficas de recém-nascido.

Passaram 12 anos e continuo tão apaixonada como se fosse o primeiro bebé. Todos os anos renovo formações, pois sinto que há sempre espaço para fazer melhor, fotografar melhor, tornar a experiência para os pais ainda mais enriquecedora...


Gosto de criar memórias que revelam cada detalhe do bebé recém-nascido adormecido no meu pufe. Opto por tons neutros e não uso grandes acessórios ou cenários para que nada se sobreponha ao que é realmente importante: O BEBÉ.

INSPIRAÇÃO

Inspiro-me nas famílias que querem saborear os momentos com as pessoas que são “casa”. Eu registo as histórias e os momentos da forma mais natural e menos intrusiva possível. Momentos honestos de famílias reais.
Pontuando a sessão aqui e ali por algumas fotografias um pouco mais orientadas, mas sem nunca perder o sentido de que é uma experiência enriquecedora e de diversão para quem está do lado de lá do meu olhar.
Amo o que faço e coloco o meu coração e alma em cada sessão.

FILOSOFIA

Para mim, cada fotografia pode ser uma chave que abre uma memória, que nos permite viajar a um determinado momento no tempo e que pode relembrar com carinho a alegria, o amor e a felicidade.

O meu objetivo, através da minha maneira de olhar, é criar imagens que preservam a história da sua família. Para que possa regressar àquele momento em que as mãozinhas do seu bebé eram tão pequeninas, ou como quando ficava envergonhado fazia uma careta muito característica.

Está à procura de um fotógrafo para criar memórias incríveis da sua família? Chegou ao sítio certo…

total de sessões até 2023

Entre sessões fotográficas de grávida, recém-nascido, família, bebé e outras (coleções infantis, retrato, etc) completei 1082 sessões.

  • Ana Amorim

    CEO . FOTÓGRAFA . EDITORA . ADMINISTRATIVA . WEBDESIGNER . SOCIAL MEDIA MANAGER . CLEANING LADY . LAUNDRY LADY AND EVERYTHING IN BETWEEN

    Com excepção de fazer furos nas paredes, tudo o resto é feito por mim. Conseguem imaginar como os meus dias são compridos? Um bocadinho control freak e workaholic não deixo ninguém sem resposta, mesmo que seja um “ups, já não tenho vagas” e adoro cumprir prazos.

Exposições

2020
C.M. do Funchal - Madeira . individual
BBA Gallery, Berlim . coletiva de fotografia
C.C. do Caniço, Santa Cruz - Madeira . individual

2019
Associação Olho-te, Funchal . individual
IGAS, Lisboa . individual

2018
Fábrica de Braço de Prata, Lisboa . individual

2009
Claras em Castelo, Lisboa . individual

2004
Photobis, Paris . coletiva retrato
Semaine Photo R., Riedisheim . coletiva retrato

2003
Café Bicaense, Lisboa . coletiva Lomomanjerico

1993
C.M.M., Montijo . coletiva de Paisagem Alentejana

Prémios

2021 . Bronze award . newborn category . Shine Photo Awards

2019 ”The yellow portrait” . Honorable mention portrait category . Annual Photography Awards

2017 - self portrait . Honorable mention MIFA

Imprensa