O que vestir numa sessão fotográfica de família?

o que vestir numa sessão de família

Muitos clientes me perguntam o que vestir para a sessão fotográfica! Depois de quase 6 anos de encontros com tantas famílias fui percebendo o que funciona, o que resulta muito bem, o que não funciona de todo e o que inesperadamente funciona!

Se o objectivo é captar momentos únicos os fotografados devem estar confortáveis. O guarda-roupa deve estar adequado ao seu estilo porque dessa forma o meu trabalho também vai fluir. Espero que achem as dicas que vou partilhar de seguida úteis:


DICA n.º 1
| Tons neutros. São intemporais. Cremes, castanhos, verdes ou azuis escuros, laranja “ferrugem”, vermelhos “sangue de boi” funcionam sempre. Tons neutros não tem de significar obrigatoriamente branco, preto e cinzento.

 
DICA n.º 2
| Abuse da cor. Se os tons neutros não combinam com a personalidade da sua família, então… Força! [Quase] não há cores erradas ou proibidas.


DICA n.º3
| Certifique-se de que a roupa é confortável e permite que se movimente. Para os senhores o foco é evitarem as calças ou camisas muito justas. Nas senhoras a atenção centra-se no comprimento dos vestidos e justeza de roupa com botões à frente, como camisas por exemplo. Em algumas posições, se a roupa for apertada, cria um efeito visual em que parece que estamos prestes a rebentar dentro da roupa, e contrariamente ao que possam pensar a roupa demasiado apertada faz com que pareçamos mais robustos ou volumosos. Sempre que alguém traz roupa demasiado justa para uma sessão há uma série de opções/posições que me vejo obrigada a anular porque sei que ou os clientes não vão conseguir fazer ou não vai resultar fotograficamente.

o que vestir sessao fotografica familia
DICA n.º4
| Misture. Conjugar em vez de combinar. O “todos de igual” é muito giro nas crianças, numa família inteira não é necessário. Podem fazê-lo optando por cores que funcionam em conjunto, ou escolher uma cor “tema” para a sessão e cada um usar essa cor de forma diferente. Um exemplo com a cor verde : pai = t-shirt | mãe = colar | filho = calções | filha = sapatos.


DICA n.º5
| Maquilhagem. As fotografias são suposto durar uma vida e não vai querer que seja com olheiras e pele baça. Sugiro uma maquilhagem simples, base, blush, máscara de pestanas [obrigatório] e batom [preferencialmente sem brilho]. Voltarei a este tema mais tarde pois acho que merece um artigo exclusivo.


DICA n.º6
| Usar acessórios. Chapéus, xailes, colares, casacos, lenços, etc. É uma forma rápida e fácil de alterar o look. Obviamente que depende da vossa personalidade e se não os usam não têm de trazer para a sessão.

o que vestir sessao fotografica familia
DICA n.º7
| Evitar padrões, estampados e cores neon. Ainda assim há opções que resultam lindamente como o xadrez “lumberjack”, as bolinhas, as riscas que são, à semelhança dos tons neutros, intemporais.

Para os que vão fazer uma sessão fotográfica de família comigo podem enviar-me por e-mail fotografias da roupa que estão a pensar usar.

Leave a reply

Your email address will not be published.