Reportagem de família em modo férias

“Nothing is better than real life”
Tenho ouvido repetidamente esta frase há 2 dias, durante uma formação em fotografia documental de família, uma frase que faz todo o sentido para mim. A fotografia de família de estúdio com abordagem mais clássica ou contemporânea, ou a fotografia de lifestyle, mais usualmente usada em sessões de exterior também fazem todo o sentido. Umas não se substituem às outras porque a fotografia, para além de ser EMOÇÃO tem também uma fortíssima componente estética e, como diz o anúncio “se todos gostássemos do mesmo o que seria do amarelo”.

Na fotografia documental de família o fotógrafo não interfere com o “objecto fotografado”, não corrige posturas, não muda coisas de sítio, não adiciona luz, não ensina poses. As famílias são fotografadas tal qual como são, a fazer aquilo que fazem, a viver o seu dia-a-dia. Com o bom, o mau e o assim-assim. Com alegrias e tristezas, com animação e aborrecimento porque não se consegue estar sempre a sorrir. Pode haver olhares para a câmara? Claro que sim, o que não é suposto é haver 50 ou 70% de fotografias com toda a gente a sorrir e a olhar para a câmara ao mesmo tempo.

Desde que tomei a decisão de colocar as sessões em estúdio em estado de hibernação as sessões passaram a ser registadas numa mistura desequilibrada de lifestyle [85%] e documental [15%]. Há um percurso visual a percorrer, para fotógrafos e famílias.

Deixo-vos com a fotografia documental que faço da minha família, neste caso das nossas férias de verão pelo sudoeste alentejano.
Algumas fotografias foram feitas com a câmara da família outras, pela urgência da situação com a câmara do telefone.

Não só registo a família mas igualmente as pequenas coisas que me/nos chamam a atenção e que ajudam a contar a história. Estas férias foram há menos de 2 meses e já há coisas de que me teria esquecido se não fosse a ajuda de memória preciosa da fotografia documental.

fotojornalismo familia  
 
 
 
  
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Leave a reply

Your email address will not be published.