Dia Mundial da Prematuridade

dia mundial da prematuridade

Tinha pensado num artigo diferente para esta semana, também sobre recém-nascidos, mas entretanto mudei de ideias. Não sei se já o disse, se o fiz perdoem-me, mas não vejo notícias na televisão há uns largos anos. Evito parangonas de revistas e jornais. É através da rádio que vou recebendo informação de coisas importantes. As notícias são curtas e objectivas, sem lugar a melodramas ou sensacionalismos. E para mim é quanto basta.

Foi através da rádio que no sábado de manhã, enquanto ia toda contente a caminho da Jardim do Campo Grande para uma sessão de família, ouvi que segundo um estudo da OCDE Portugal é o 5º país que tem mais bebés nascidos com baixo peso. O número de bebés nascidos com menos de dois quilos e meio cresceu 59% em 25 anos. Entre vários factores o aumento de partos de bebés prematuros foi o que me chamou mais a atenção. [Mais informação no artigo do Público]

Quando comecei a fotografar recém-nascidos era raro ter bebés acima de 3Kg, entretanto já fotografei muitos bebés de baixo peso e alguns bebés nascidos prematuros. Tenho a felicidade de ter tido duas bebés acima de 3,4Kg mas reconheço e assisto vezes sem conta a situações de mães e pais que têm de fazer um controle apertado aos horários da alimentação, para que os bebés possam ganhar o peso que os ajudará a crescer dentro dos parâmetros idealizados.

A 17 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Prematuridade. Em Portugal a XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro está a fazer uma campanha de recolha de gorros e botinhas que poderão ser entregues em qualquer loja da Knot ou em alternativa enviadas por correio para:
Maternidade Alfredo da Costa
XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro, Direcção Pediatria
Rua Viriato 1, 1050-010 Lisboa

A XXS fará a distribuição proporcional por cada Hospital com Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais.

Se puder, COLABORE. Os bebés agradecem.

Leave a reply

Your email address will not be published.