5 dicas sobre Como escolher as fotografias para o seu álbum


Então, quer fazer um álbum? Excelente ideia!
Os álbuns fotográficos são inegavelmente uma forma maravilhosa e criativa de apreciar e compartilhar imagens importantes para si, para a sua família e para os seus amigos.
Mas fazer um álbum fotográfico requer alguma curadoria.

Embora o seu disco rígido possa armazenar milhares de imagens, trabalhar com um número limitado de páginas físicas significa que deve escolher com cuidado as fotos que serão impressas. Então, como é que faz essas escolhas?

Afinal, vivemos na era digital e a tecnologia evolui tanto que dificilmente nos contemos quando se trata de tirar fotografias [eu incluída]. Mas lá porque podemos capturar um número infinito de imagens não tem de significar que todas valham a pena guardar ou imprimir. E eu sei [por experiência própria] o quão difícil é eliminar fotografias quando se trata dos nossos mais que tudo, mas vamos ter coragem e ficar apenas com as melhores. Combinado?

Se tiver um sistema organizado e rotulado para arquivar as suas fotografias isso vai certamente facilitar o processo de curadoria. Pessoalmente, tenho dois sistemas de arquivamento distintos: um para trabalho e outro para a família.

 

album grande
amostra álbum livro

album pequeno
amostra álbum história

Dica EXTRA para a(o) ajudar a pôr as mãos na massa

Para não ser "uma obra de Santa Engrácia" estipule 1 hora ou 30 minutos por dia para se dedicar de corpo e alma à tarefa
a) comece por juntar todas as fotografias [cartões de câmaras, dos vários telemóveis, tablets, etc] no mesmo sítio [de preferência num computador para poder ver as fotografias a 100% com mais facilidade].
b) organize-as em pastas por anos e em cada ano crie uma pasta para cada mês. Distribua as imagens nas pastas corretas.
c) está pronta(o) para começar a escolher e eliminar duplicados, fotografias desfocadas, mal enquadradas, olhos fechados, caras esquisitas, etc, etc, etc.
Depois de ter este trabalho terminado comece a seguir as indicações da dica n.º 1 sobre como escolher fotografias para o álbum.

Sente-se inspirada(o)? Mãos à obra 😉

5 dicas para a(o) ajudar a escolher as imagens para o seu álbum
1. Porquê

O primeiro passo é definir o tipo de álbum que está a criar. Está a criar um álbum generalista ou algo mais particular com uma narrativa própria?
Ter um objetivo claro em mente facilitará a identificação das fotos que deve incluir. Um álbum generalista [álbum de 2017 por exemplo] deve ser uma seleção das melhores imagens, independentemente da história ou conexão. É um álbum com mais páginas e torna-se desinteressante ver muitas fotografias da mesma situação apenas com ligeiras mudanças.
Por outro lado, para contar uma história até pode incluir imagens que não são esteticamente perfeitas mas que são essenciais para completar a narrativa.

2. Menos é mais

Temos todos a atenção diminuída e, na verdade, mesmo nutrindo um enorme amor pela fotografia, podemos não ser capazes de nos sentar e absorver tantas imagens quantas gostaríamos. Portanto, é o momento de ser o mais cruel que conseguir [só para ver o que sofro a selecionar sessões].
Se tem várias imagens da mesma cena, mas pode contar a história com uma, ESCOLHA a melhor foto [é duro, eu sei, mas lembre-se é hora de ser cruel].

3. Inclua fotografias variadas

Tente incluir uma gama variada de imagens, desde detalhes a fotografias mais amplas, inclua retratos [selfies até, quem sabe!] mas não se esqueça das paisagens ou do detalhe de uma concha bonita que encontrou na praia. É essa variedade de fotografias que vai enriquecer o seu álbum de fotografias.

4. Peça uma 2ª opinião

Às vezes, é difícil tomar decisões objetivas de escolha [quando não temos o dom da crueldade] das nossas próprias imagens. Um amigo ou familiar pode dizer "Hmm, acho que esta e aquela fotografia estão a mais" e ajudá-la(o) a excluir imagens em excesso.

5. Seja real

Depois de ter uma lista restrita de fotos coloque-as numa pasta própria e veja-as ao lado umas das outras para perceber se funcionam como conjunto.
No fim de contas não há certo ou errado. A escolha de imagens só depende de si e apenas o que você sente que completa melhor o álbum é que interessa.

Importante

depois das fotografias escolhidas, numere-as por ordem e faça o envio por wetransfer para o meu e-mail anamorim@netcabo.pt com a indicação do álbum que escolheu.